Educar com Amor é o princípio que dá identidade ao CEB. Este princípio concretiza-se não só no sentimento, mas nas ações que fundamentam e permeiam tanto os processos pedagógicos e educacionais como as relações que se estabelecem na escola. Respeitar, acolher, cuidar, ensinar, formar são ações que promovem o amplo desenvolvimento dos alunos, como seres humanos e cidadãos. Concebemos cada aluno como um sujeito histórico, biográfico e único. A vida e as expectativas de cada sujeito em processo de formação ocupam espaço importante na escola, que compromete-se primordialmente com valores que dão sentido à vida e à formação de pessoas autônomas, responsáveis, íntegras e comprometidas consigo mesmas e com a sociedade. O CEB valoriza o trabalho, o espaço, os direitos, as capacidades, os talentos e os desafios do aluno.
Na prática educativa, essa filosofia se traduz:
No atendimento em período integral, valorizando a formação moral e acadêmica, a socialização e o desenvolvimento de competências e habilidades;
Na formação de turmas com um número reduzido de alunos, propiciando a realização de um trabalho pedagógico e educacional personalizado e um maior entrosamento entre o grupo-classe;
No trabalho de orientação personalizado a cada educando;
No desenvolvimento de um currículo que integra e valoriza conteúdos das diferentes áreas de conhecimento, em planos e projetos pedagógicos, educacionais, esportivos, artísticos, culturais e sociais;
No trabalho de orientação de estudos, em que os alunos têm a possibilidade de sistematizar conteúdos de ensino e adquirir hábitos de estudo em atividades realizadas na própria escola;
Na realização de um acompanhamento contínuo e sistemático dos processos de avaliação e recuperação;
Na realização de atividades e eventos pedagógicos, esportivos, artísticos e culturais com o objetivo de aprofundar conhecimentos e ampliar o universo sócio-cultural dos alunos;
Na valorização do brincar, em atividades livres e/ou dirigidas;
Na valorização da alimentação saudável e balanceada, através do preparo e fornecimento de três refeições diárias e da ausência de cantina;
Na orientação intencional e sistemática sobre normas de comportamento social e hábitos de higiene e saúde;
Nas ações educativas da escola que não se restringem somente à atuação do professor, mas perpassam por todos os profissionais, que devem intervir na construção e efetivação desta proposta como agentes educativos;
Na ausência de sinal de início e término de aulas, procurando levar os alunos a agir de forma autônoma e responsável em relação a seus compromissos escolares;
No uso optativo de uniforme nas dependências da escola.
Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica do CEB está ancorada no referencial teórico sociointeracionista, que tem como princípio que a aprendizagem – e a conseqüente construção de conhecimentos –, ocorre em diferentes contextos, na interação com o outro, por meio da linguagem e do convívio.
O CEB se propõe a instrumentalizar o aluno com um rol de conhecimentos e competências que lhe possibilite analisar, buscar alternativas e solucionar problemas; interpretar, atuar e transformar a realidade em que está inserido; exercer consciente e efetivamente sua cidadania; desenvolver-se como ser humano, capaz de construir e realizar o seu projeto de vida.
A escola reconhece e valoriza os conhecimentos prévios e as experiências que o aluno traz para a escola e que são bases importantes para o processo de construção de conhecimentos e para a aprendizagem. Aos conhecimentos e experiências do aluno somam-se os de outros alunos, as informações e conceitos e, então, é possível confrontar, reconstruir, sistematizar e ampliar a teia de saberes.
Os saberes da escola são sistematizados e ampliados pelo professor, que tem como tarefa promover a construção do conhecimento científico. Cabe ao professor avaliar os conhecimentos prévios do aluno para definir os desafios possíveis e os conteúdos a serem trabalhados para promover os avanços desejados. Os conteúdos trabalhados contemplam conceitos, procedimentos e atitudes.
O trabalho pedagógico concretiza-se num currículo de perspectiva cultural, desenvolvido desde o berçário até
o 9º ano (8ª série), composto por múltiplas disciplinas e atividades, que abrangem e integram diferentes áreas de conhecimento – acadêmica, artística, física, social e cultural.
A escola investe e valoriza, além da construção, a integração de conhecimentos e a interação entre parceiros de aprendizagem, desenvolvendo projetos multidisciplinares, incentivando e estruturando o trabalho de pesquisa, realizando atividades extraclasse planejadas e eventos para a comunidade. Priorizamos a construção e a vivência de valores éticos e morais necessários à convivência social, promovendo situações de aprendizagem que envolvem o respeito – a si mesmo, a seus semelhantes, ao ambiente e à vida – , a solidariedade, a cooperação, o reconhecimento e a valorização do outro, desenvolvidas em todos os espaços e com todas as pessoas que fazem parte da vida da escola.
A concepção de educação do CEB traduz-se em uma prática educativa fundamentada em quatro pilares*:
Aprender a Conhecer – adquirir competências para buscar o conhecimento, unindo dados de cultura geral a habilidades cognitivas e acadêmicas;
Aprender a fazer – adquirir competências para enfrentar situações reais, em diferentes contextos, aplicando conhecimentos adquiridos;
Aprender a conviver – saber trabalhar em equipe, compreender o outro, perceber a interdependência, realizar projetos comuns e solucionar conflitos;
Aprender a ser – perceber-se como pessoa, desenvolvendo habilidades e competências individuais e sociais, autonomia e responsabilidade.
Estes quatro pilares, identificados como fundamentais para a educação no século XXI, foram anunciados na Conferência Geral da UNESCO, realizada em Genebra, em novembro de 1991. |