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Educar com Amor é o princípio que dá identidade ao CEB. Este princípio concretiza-se não só no sentimento, mas nas ações que fundamentam e permeiam tanto os processos pedagógicos e educacionais como as relações que se estabelecem na escola. Respeitar, acolher, cuidar, ensinar, formar são ações que promovem o amplo desenvolvimento dos alunos, como seres humanos e cidadãos.

Concebemos cada aluno como um sujeito histórico, biográfico e único. A vida e as expectativas de cada sujeito em processo de formação ocupam espaço importante na escola, que compromete-se primordialmente com valores que dão sentido à vida e à formação de pessoas autônomas, responsáveis, íntegras e comprometidas consigo mesmas e com a sociedade. O CEB valoriza o trabalho, o espaço, os direitos, as capacidades, os talentos e os desafios do aluno.

Na prática educativa, essa filosofia se traduz:

• No atendimento em período integral, valorizando a formação moral e acadêmica, a socialização e o desenvolvimento de competências e habilidades;

• Na formação de turmas com um número reduzido de alunos, propiciando a realização de um trabalho pedagógico e educacional personalizado e um maior entrosamento entre o grupo-classe;

• No trabalho de orientação personalizado a cada educando;

• No desenvolvimento de um currículo que integra e valoriza conteúdos das diferentes áreas de conhecimento, em planos e projetos pedagógicos, educacionais, esportivos, artísticos, culturais e sociais;

• No trabalho de orientação de estudos, em que os alunos têm a possibilidade de sistematizar conteúdos de ensino e adquirir hábitos de estudo em atividades realizadas na própria escola;

• Na realização de um acompanhamento contínuo e sistemático dos processos de avaliação e recuperação;

• Na realização de atividades e eventos pedagógicos, esportivos, artísticos e culturais com o objetivo de aprofundar conhecimentos e ampliar o universo sócio-cultural dos alunos;

• Na valorização do brincar, em atividades livres e/ou dirigidas;

• Na valorização da alimentação saudável e balanceada, através do preparo e fornecimento de três refeições diárias e da ausência de cantina;

• Na orientação intencional e sistemática sobre normas de comportamento social e hábitos de higiene e saúde;

• Nas ações educativas da escola que não se restringem somente à atuação do professor, mas perpassam por todos os profissionais, que devem intervir na construção e efetivação desta proposta como agentes educativos;

• Na ausência de sinal de início e término de aulas, procurando levar os alunos a agir de forma autônoma e responsável em relação a seus compromissos escolares;

• No uso optativo de uniforme nas dependências da escola.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do CEB está ancorada no referencial teórico sociointeracionista, que tem como princípio que a aprendizagem – e a conseqüente construção de conhecimentos –, ocorre em diferentes contextos, na interação com o outro, por meio da linguagem e do convívio.

O CEB se propõe a instrumentalizar o aluno com um rol de conhecimentos e competências que lhe possibilite analisar, buscar alternativas e solucionar problemas; interpretar, atuar e transformar a realidade em que está inserido; exercer consciente e efetivamente sua cidadania; desenvolver-se como ser humano, capaz de construir e realizar o seu projeto de vida.

A escola reconhece e valoriza os conhecimentos prévios e as experiências que o aluno traz para a escola e que são bases importantes para o processo de construção de conhecimentos e para a aprendizagem. Aos conhecimentos e experiências do aluno somam-se os de outros alunos, as informações e conceitos e, então, é possível confrontar, reconstruir, sistematizar e ampliar a teia de saberes.

Os saberes da escola são sistematizados e ampliados pelo professor, que tem como tarefa promover a construção do conhecimento científico. Cabe ao professor avaliar os conhecimentos prévios do aluno para definir os desafios possíveis e os conteúdos a serem trabalhados para promover os avanços desejados. Os conteúdos trabalhados contemplam conceitos, procedimentos e atitudes.

O trabalho pedagógico concretiza-se num currículo de perspectiva cultural, desenvolvido desde o berçário até o 9º ano (8ª série), composto por múltiplas disciplinas e atividades, que abrangem e integram diferentes áreas de conhecimento – acadêmica, artística, física, social e cultural.

A escola investe e valoriza, além da construção, a integração de conhecimentos e a interação entre parceiros de aprendizagem, desenvolvendo projetos multidisciplinares, incentivando e estruturando o trabalho de pesquisa, realizando atividades extraclasse planejadas e eventos para a comunidade.

Priorizamos a construção e a vivência de valores éticos e morais necessários à convivência social, promovendo situações de aprendizagem que envolvem o respeito – a si mesmo, a seus semelhantes, ao ambiente e à vida – , a solidariedade, a cooperação, o reconhecimento e a valorização do outro, desenvolvidas em todos os espaços e com todas as pessoas que fazem parte da vida da escola.

A concepção de educação do CEB traduz-se em uma prática educativa fundamentada em quatro pilares*:

• Aprender a Conhecer – adquirir competências para buscar o conhecimento, unindo dados de cultura geral a habilidades cognitivas e acadêmicas;

• Aprender a fazer – adquirir competências para enfrentar situações reais, em diferentes contextos, aplicando conhecimentos adquiridos;

• Aprender a conviver – saber trabalhar em equipe, compreender o outro, perceber a interdependência, realizar projetos comuns e solucionar conflitos;

• Aprender a ser – perceber-se como pessoa, desenvolvendo habilidades e competências individuais e sociais, autonomia e responsabilidade.

Estes quatro pilares, identificados como fundamentais para a educação no século XXI, foram anunciados na Conferência Geral da UNESCO, realizada em Genebra, em novembro de 1991.

 
 
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