O CEB desenvolve suas atividades exclusivamente em período integral. Toda a grade curricular e o planejamento pedagógico oferecem ao estudante, de forma equilibrada, condições ideais para que ele se desenvolva nas mais variadas áreas de atuação humana, possibilitando a cada um desenvolver seus potenciais.
Todas as atividades, pedagógicas ou específicas, promovem condições para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem e possa responsabilizar-se pela construção de seu projeto de vida, utilizando-se de suas competências e habilidades, reconhecendo e explorando seu potencial, fazendo escolhas com autonomia e consciência. O aluno deve “aprender a aprender”, saber pesquisar, refletir e criar; deve interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.
As atividades pedagógicas são realizadas no período da manhã – início às 7h50 (6º ao 9º ano) e às 8h (1º ao 5º ano). As atividades específicas (Natação, Judô, Dança, Teatro, Música, Futebol, Vôlei, Oficinas, Basquete, Informática e Robótica), além do Horário de Estudos, estão mais concentradas no período da tarde, com término às 18h.
A Escola estimula o aluno a se desenvolver como um ser humano autônomo e responsável, oferecendo um ambiente acolhedor e desafiador e promovendo atividades pedagógicas diversificadas, mediadas por profissionais competentes, que se atualizam constantemente.
CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
No CEB, o Ensino Fundamental é dividido em ciclos. Em cada ciclo, há objetivos a serem atingidos pelos alunos, considerando as características da faixa etária e as possibilidades de desenvolvimento e de superação de desafios.
Para concretização e sistematização de objetivos de trabalho, os alunos elaboram com os professores planos periódicos com especificação de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) e critérios de avaliação. Ao final da realização de cada plano, fazem uma autoavaliação para identificar avanços ou desafios.
Ciclo 1 – 1º ao 4º ano – Momento de apropriação sistematizada de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
Ciclo 2 – 5º e 6º anos – Momento de consolidação da aprendizagem dos conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
Ciclo 2 – 7º ao 9º anos – Momento de aprofundamento da aprendizagem de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
Atividades
1º ao 5º ano
•Dança (meninas)
•Educação Musical
•Espanhol (a partir do 5º ano)
•Estudo do Meio (a partir do 5º ano)
•Estudos Orientados
•Futebol
•Informática/Robótica
•Judô (meninos)
•Natação
•Projeto Amigos do Zippy (1º e 2º anos)
•Recreação
•Viagem à Fazenda (até 4º ano)
6º ao 9º ano
•Basquete
•Dança
•Educação Musical
•Espanhol
•Estudo do Meio (até 8º ano)
•Estudos Orientados
•Futebol
•Informática/Robótica
•Judô
•Oficinas (Animação, Física, Fotografia, Robótica e Vídeo)
•Orientação Sexual
•Plantão de dúvidas
•Teatro
•Vôlei
Conheça os objetivos e conteúdos de cada ciclo do
Ensino Fundamental clicando nos links abaixo.
Ciclos do Ensino
Fundamental
Ciclo I – 1º a 4º ano
Ciclo
II – 5º e 6º anos
Ciclo
III – 7º a 9º anos
Conteúdos do Ensino
Fundamental
|