A década de 70 foi marcada por uma série de transformações sócio-culturais, que influíram fundamentalmente nas relações familiares e na educação. Uma das mais significativas foi o ingresso efetivo da mulher no mercado de trabalho nos grandes centros urbanos. Ao lado dos benefícios que esta conquista trouxe ao universo feminino, criaram-se situações de desafio e impasse para as mães de modo geral, especialmente para aquelas com filhos em idade pré-escolar.
O sistema educacional público e privado não privilegiava a criação de estabelecimentos voltados para a faixa etária em questão, pois a permanência maciça da mulher no lar, até então, garantira o atendimento e a educação das crianças com menos de seis anos. Mesmo os jardins de infância de iniciativa privada eram em pequeno número e atendiam apenas em meio período. Para a mulher que trabalhava em período integral não havia a opção de contar com uma instituição qualificada e segura para cuidar de seus filhos pequenos.
A vivência dessa realidade fez com que a professora Maria de Nazaré Brandão fundasse, em 28 de outubro de 1972, o “Comecinho de Vida - Recreação Infantil”. A proposta, na época, não era de implantar uma pré-escola, mas a de criar um espaço social recreativo, seguro e afetivo, onde as crianças se sentissem acolhidas e estimuladas para a socialização, o lazer e o exercício da independência, sob a supervisão de profissionais competentes e atentos às necessidades de cada criança. Outra inovação foi a elasticidade de horário, de modo a cobrir as necessidades de pais cujas jornadas de trabalho, muitas vezes, se estendiam para além dos horários convencionais.
O sucesso da proposta logo transformou o Comecinho de Vida em Escola de Educação Infantil, privilegiando, além da segurança e do cuidado físico e afetivo, a construção do saber de forma sistematizada. Em 1978, a escola ampliou suas atividades, dando continuidade ao trabalho desenvolvido com as crianças até os seis anos, implantando o Ensino Fundamental.
Hoje, com uma tradição educacional de mais de três décadas, o CEB desenvolve suas atividades nos segmentos de Educação Infantil (de 0 a
5 anos) e Ensino Fundamental (1º a 9º ano), exclusivamente em período integral.
A filosofia de trabalho que norteia seu projeto educativo distingue-se pelo enfoque numa sólida formação acadêmica e na valorização do componente afetivo mediando as relações interpessoais. Desde o início de sua história, o CEB, atento às demandas e transformações do contexto mundial, propicia um ensino sempre renovado, voltando-se para as exigências sócio-históricas contemporâneas, investindo na formação de valores humanos e no desenvolvimento de habilidades e competências intelectuais. |