PERGUNTAS
FREQÜENTES
1. Por que a escola
optou por trabalhar exclusivamente em período integral?
Educar pessoas e permitir que se desenvolvam em aspectos que vão muito
além do acadêmico demanda um grande tempo. Não há dúvida de que a carga
horária ampliada de nossa escola permite-nos oferecer aos alunos
diferentes atividades e muitas possibilidades de desenvolvimento. Além
disso, todas as atividades são realizadas dentro da própria escola e,
não havendo necessidade de deslocamento e de transporte, os alunos podem
participar de um número maior de atividades.
2. Não é penoso para
as crianças ficarem o dia todo na escola?
Há quem pense ser
penoso, e que deixar as crianças o dia todo na escola é uma opção a ser
feita somente por quem não pode cuidar ou não tem quem cuide dos filhos.
Temos motivos e resultados suficientes para discordar disso. A família
que opta pelo período integral possibilita aos filhos uma convivência
rica e intensa, com diferentes pessoas – adultos e crianças de
diferentes idades – e em diferentes momentos. Os alunos têm muitos
colegas, amigos e momentos para trabalhar, brincar, conversar, descobrir
prazeres e potencialidades. Nos dias atuais e na cidade em que vivemos,
as crianças perderam muitos direitos, como o de brincar livremente e em
segurança na rua, por exemplo. Quem visita o CEB sente-se acolhido e pode
conferir, na expressão das pessoas e em cada espaço da escola, a sensação
de bem-estar.
3.
Qual o número
de crianças e profissionais em cada turma?
O dia-a-dia da criança
na escola é diferente de como ocorre no espaço familiar.
No CEB, a convivência
entre pessoas é intensa. Apesar do contexto coletivo, que é privilegiado
pela escola, os desafios de cada um são individuais e é por este motivo
que optamos por trabalhar com um número reduzido de alunos por classe.
No CEB, os alunos são conhecidos pelo nome. Na Educação Infantil, o
limite é de 18 alunos e no Ensino Fundamental, de 25 alunos por turma.
A escola conta com uma
equipe de mais de 180 funcionários e cada um, no seu papel, tem uma
tarefa a cumprir que contribui para o sucesso de nosso trabalho.
Berçário
No Berçário, os bebês
são divididos em quatro estágios –
B1 (4 meses a 11 meses), B2 (7 meses a 1
ano e 5 meses), B3 (1
ano e 1 mês a 1 ano e 11 meses)
e B4 (1 ano e 6 meses a 2 anos e 5 meses).
Em cada estágio há uma equipe fixa de 4 berçaristas que são responsáveis
pela alimentação, higiene, recreação e cuidados relacionados a
puericultura. Fazem também parte da equipe geral do Berçário 2
auxiliares de enfermagem, lactarista, cozinheiro, auxiliar de limpeza,
2 profissionais de estimulação – motora e das linguagens – e
orientadora.
Na turma do B1,
trabalhamos com 15 bebês e nos demais estágios o limite é de 18 alunos
por turma.
Educação Infantil
Na Educação Infantil, os alunos estão divididos em Grupos de Infância – Grupos:
G 1 (2 anos),
G 2 (3 anos), G 3 (4 anos) e G 4 (5 anos). O
CEB trabalha com três turmas de cada grupo. Até o G 2, sempre há uma
professora ou recreadora e uma auxiliar de higiene. No G 3 e G 4 há uma
professora ou recreadora em sala.
Fazem também parte da
equipe uma atendente de corredor, auxiliares de higiene e de enfermagem,
equipe de cozinha e limpeza, recreadores, professores e orientadora.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental,
o CEB trabalha com duas turmas de cada ano. Fazem parte da equipe
professores, atendente de corredor, auxiliares de higiene e de
enfermagem, equipe de cozinha e limpeza, recreadores e orientadora.
4. O que está
incluído no valor da mensalidade? Há custos extras?
Além das atividades
pedagógicas comuns às escolas, nossos alunos têm aula de Estimulação das
Linguagens e Motora (Berçário), Educação Artística, Educação Física,
Inglês e Música (a partir do G 1), Natação em piscina coberta e aquecida
(de Berçário 4 ao 5º ano), Judô (masculino, a partir do G 3), Dança
(feminino, a partir do G 3), Informática/Robótica (a partir do G 3),
Futebol (feminino e masculino, a partir do 4º ano), Horário de Estudos
(a partir do 1º ano), Teatro (a partir do 6º ano), Vôlei (a partir do 6º
ano), Basquete (a partir do 6º ano), Orientação Sexual (a partir do 6º
ano), Espanhol (a partir do 6º ano) e atividades de recreação livre e
dirigida (de Berçário 3 ao 5º ano). Tudo isso está incluído no valor da
mensalidade. Durante o período de férias, os alunos podem freqüentar a
escola, sem custo adicional.
Também estão inclusos
na mensalidade todo material escolar e 3 refeições diárias (para alunos
do Grupo 1 ao 9º ano). No caso do Berçário, a escola responsabiliza-se
por toda a alimentação.
Apenas atividades
extras, tais como saídas pedagógicas, viagens e apresentações, não estão
incluídas no valor da mensalidade.
5. O fato da mãe não
estar presente o tempo todo na vida dos filhos, deixando-os na escola em
período integral, compromete a relação familiar e o desenvolvimento
deles?
O CEB nasceu na década
de 70. O objetivo foi atender aos filhos de mulheres que, na época,
optaram tanto pela maternidade quanto pelo trabalho. Hoje, depois de
muitas conquistas, as mulheres também dividem com os maridos a
responsabilidade pelo equilíbrio do orçamento familiar. Enquanto as mães
trabalham, as crianças são orientadas e educadas por profissionais que
planejam estrategicamente o que é melhor para o seu desenvolvimento: são
cuidados que vão desde a alimentação (quando a escola opta por não ter
cantina, por exemplo) até as atividades em salas de aula. Enquanto as
mães trabalham, as crianças estão na escola vivendo experiências
riquíssimas em grupo. Na relação das mães com os filhos o fundamental é
que a mulher esteja satisfeita com a opção de trabalhar fora, que se
sinta apoiada pela família e que invista na qualidade do tempo em que
está com os filhos.
6. Por que a escola
funciona nos períodos de férias sem custo adicional?
Depois que deixamos de
ser estudantes, a maioria dos profissionais tem apenas 30 dias de férias
por ano. Assim, sabemos que grande parte dos pais que trabalha fora não
pode acompanhar os filhos em seus períodos de férias escolares. Nas
férias, o CEB não altera seu horário de funcionamento (das 7h às 19h30),
as atividades curriculares são suspensas, há liberdade para os horários
de chegada e de saída e são planejadas atividades recreativas diferentes
do dia-a-dia na escola. A equipe de Recreação que também é responsável
pelas atividades de recreação livre ou dirigida durante todo o ano
letivo e pelo planejamento das atividades de férias. A
escola não aceita a freqüência de alunos que não estejam regularmente
matriculados e freqüentando a escola o ano todo.
7. Já que a maioria dos pais do CEB trabalha fora, por que a
escola fecha nas emendas de feriado?
No
início de cada ano letivo o CEB distribui o calendário escolar com todas
as datas de emendas de feriado em que a escola estará fechada para que
as famílias possam se organizar com antecedência. Diferentemente de
outras escolas que não funcionam nos meses de julho e de janeiro, nestes
meses o CEB recebe os alunos que queiram freqüentá-la normalmente. Por
este motivo, nas emendas de feriados são realizadas obras de manutenção,
dedetizações e alguns tipos de limpeza que não podem ocorrer com a
presença de crianças. Apesar da escola estar fechada, nos feriados as
equipes de manutenção e de limpeza revezam-se dependendo do trabalho que
será realizado.
8.
Por que no CEB não é obrigatório o uso de uniforme?
Por sermos uma escola exclusivamente de período integral, nossos alunos
passam grande parte do seu tempo em atividades escolares. Consideramos
que os alunos têm o direito a escolha de sua vestimenta como parte de
sua formação pessoal desde que sigam os critérios estabelecidos pela
escola. Temos também como objetivo fazer com que os alunos compreendam
que a escola é um espaço de trabalho e, por isso, devem usar roupas
adequadas ao ambiente. A escola tem o uniforme, mas o uso dele é
optativo. Apenas em ocasiões especiais, solicitadas pela escola, o uso
do uniforme (camiseta) é obrigatório.
9. Ao final do processo para que escolas os alunos vão?
Ao final do Ensino
Fundamental, os alunos do CEB estão preparados para os desafios do
Ensino Médio e têm a possibilidade de escolher em que colégio desejam
estudar, considerando suas habilidades, preferências, anseios e projeto
de vida.
A adaptação e vivência
no Ensino Médio é bastante tranqüila para a maioria dos alunos, que
conseguem administrar sua vida acadêmica e seus estudos com autonomia e
responsabilidade.
O CEB mantém convênios
e parcerias com renomadas escolas de Ensino Médio de São Paulo, nas
quais os alunos são acolhidos e reconhecidos por sua formação
diferenciada.
Temos parcerias com o Colégio
Bandeirantes e com a Escola Móbile. Nessas parcerias, os
alunos que forem indicados pelo CEB terão sua matrícula automaticamente
efetuada para os estudos no Ensino Médio, sem necessidade de qualquer
processo seletivo. A indicação do aluno pelo CEB está condicionada a
critérios relacionados ao desempenho escolar, assiduidade e postura
acadêmica.
Temos parcerias firmadas com o
Colégio Lourenço Castanho e com o Gracinha (Nossa Senhora das
Graças). No Colégio Lourenço Castanho, os alunos do CEB têm a
possibilidade de realizar o processo seletivo em data exclusiva e têm
prioridade na matrícula. No Gracinha, os alunos do CEB também têm
prioridade na matrícula, depois de realizarem o exame de seleção,
segundo os critérios da escola.
Para mais
detalhes, consulte o link "Parcerias Ensino Médio ".
10. Como os pais sabem que seus filhos estão bem e se desenvolvendo
de forma adequada, se ele fica o dia inteiro na escola?
Acompanhar o
desenvolvimento dos filhos é uma grande preocupação para todos os pais.
No CEB, tal
acompanhamento ocorre por meio de comunicações escritas (cadernos de
comunicação e agendas), reuniões de pais, relatórios de avaliação e
atendimentos individuais com professores e equipe de Orientação. Também
é possível aos pais assistir a algumas das atividades (aulas,
recreações, refeições, etc.) que compõem a dinâmica dos filhos ao longo
do dia na escola.
Alameda dos Tupiniquins, 997 - Moema - São Paulo-SP
Tel/Fax: (011) 5041-1788 -
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