A escola realiza com os alunos vários projetos de trabalho multidisciplinares, que têm por objetivo a ampliação do universo cultural, do conhecimento e das relações de parceria e de trabalho entre os alunos, entre alunos e escola, entre escola e comunidade. Dentre as atividades, merecem destaque:
Estudos do Meio
No CEB, o princípio de que a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar, estende-se para fora dos muros da Escola. A Viagem à Fazenda é um exemplo disso.
Alunos do Berçário 4 ao 4º ano passam cerca de uma semana em contato com a natureza, com o objetivo de desenvolver a independência e a sociabilização.
Nos estudos do meio, que envolvem as turmas do 5º ao 8º ano, os alunos desenvolvem projetos relacionados a um tema, estabelecem outras relações com o conhecimento, têm a possibilidade de ampliar, aprofundar a percepção e a noção de mundo, além de estreitarem os laços com colegas e professores.
Viagem de Formatura
ocorre ao final do 9º ano, com o objetivo de celebrar a conclusão do Ensino Fundamental.
Torneio Esportivo e Festival de Judô
Atividades realizadas com o objetivo de desenvolver o espírito desportivo, a socialização e incentivar a prática de esportes.
Festa Junina
Evento que integra a comunidade escolar na comemoração dos tradicionais festejos do mês de junho.
Apresentação de Dança e Música
Apresentação dos resultados do projeto integrado de Dança e Música, a partir de um tema, com alunos do
Ensino Fundamental 2.
Apresentação de Música
Apresentação dos resultados do projeto anual de Música desenvolvido com alunos de G2
ao 5º ano.
Apresentação de Teatro
Apresentação dos resultados do projeto anual de
Teatro desenvolvido com alunos de 7º a 9º anos.
Feira Cultural e Mostra de
Trabalhos de B4 ao 1º ano
São atividades em que alunos do B4 ao
9º ano apresentam trabalhos de pesquisa. É um exemplo de estímulo à capacidade de realização e à integração de saberes. O aluno é protagonista da construção de seu conhecimento, é um empreendedor. Todos os trabalhos são desenvolvidos a partir de um tema
e seguem as fases de planejamento, pesquisa, estudo sistematizado, realização dos trabalhos e exposição.
|